Estudo desenvolvido avaliando a propensão a doenças metabólicas em filhos de mães obesas ganha repercussão nacional e internacional

Segundo levantamento da Biblioteca Virtual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) demonstrado na página do pesquisador Marcos R. Chiaratti, o estudo desenvolvido pelos integrantes do LaGenBio ganhou grande repercussão em diversas mídias nacionais e internacionais.

Após a publicação do artigo Mice born to females with oocyte-specific deletion of mitofusin 2 have increased weight gain and impaired glucose homeostasis no periódico internacional Molecular Human Reproduction, os resultados e  as implicações das descobertas obtidas foram amplamente divulgadas. O estudo ajuda entender o motivo de filhos de mães obesas são mais propensos a desenvolver doenças metabólicas ao longo da vida. 

Resumidamente, o artigo publicado descreve os resultados obtidos a partir de experimentos realizados com camundongos geneticamente modificados que não expressam a mitofusina-2 no gameta feminino. No estudo foi verificado que a deficiência da proteína mitofusina-2 nos oócitos não afetou a fertilidade das fêmeas, entretanto, os filhotes por elas gerados apresentaram maior ganho de peso quando comparados com os descendentes de fêmeas controle (que não apresentam deficiência da proteína). Além do maior ganho de peso, mesmo recebendo uma dieta padrão, foi constatado que os filhotes também haviam se tornado diabéticos após nove semanas de vida.

Entre os dias 11 de dezembro de 2020 e 27 de janeiro de 2021 foram contabilizadas 181 matérias publicadas sobre este estudo, sendo algumas delas em mídias de outros países como: Florida News Tines, InfoSurHoy e Love Avia for latest news and articles dos EUA; II Mio Diabete da Itália; LCGHC - Life Care Global Health Centre da Índia; Record TV Japan do Japão; AZo Life Sciences, Bioengineer, Medical Xpress, Mindzilla e Scienmag Science Magazine do Reino Unido.

A lista das mídias em que as matérias foram publicadas e respectivas datas poderá ser verificada na página do pesquisador na Biblioteca Virtual da FAPESP (link externo), enquanto o artigo publicado pelo nosso grupo poderá ser lido na página do periódico Molecular Human Reproduction (link externo).